Primeiro nome: Seu e-mail:
RÁDIO CULTURA FM 103,3
   

Curso de Caligrafia Grátis

Curso Grátis - Cadastre-se
Tenha acesso as vídeos aulas e imprima as lições da apostila.

Ergonomografia
Apresentação

Vídeo aulas
Assitir vídeo

Imprimir lições grátis

12 lições
66 páginas


Compre aqui - O Projetista

Para comprar clique aqui

Obra registrada na fundação biblioteca nacional
Nº Registro: 364.080 LIVRO: 673 FOLHA:240
 

Curso Escrita Feijão com Arroz

Curso Grátis - Cadastre-se
Tenha acesso as vídeo aulas

Escrita Feijão com
Arroz

Vídeo aulas
Assistir vídeo

Lições

Lição 001 O Alfabeto
Lição 002 Exercícios de
coordenação motora

Lição 003 Letras
minúsculas

24 Lições
42 Páginas


Compre aqui - O Projetista
Para comprar clique aqui

Obra registrada na fundação biblioteca nacional
Nº Registro: 428.503 LIVRO: 802 FOLHA:163
 

   

Curso de Caligrafia Inglesa

Aprenda caligrafia e ganhe dinheiro, sobrescritando orações, certificados, diplomas, convites.
Visite o site da Associação Internacional de Caligrafos www.iampeth.com e aprenda muito sobre caligrafia.


Obra registrada na fundação biblioteca nacional
Nº Registro: 463.346 LIVRO: 880 FOLHA:92

Veja os exemplos de lições
do curso

001 Apostila Inglesa 001
004 Apostila Inglesa 103
011 Apostila Inglesa A 103
014 Apostila Inglesa a 103
051 Apostila Inglesa Alg 6 103
060 Apostila Inglesa m 103
099 Apostila Inglesa Z f2 103


Vídeos aulas
(em breve)


150 páginas

Compre aqui - O Projetista
Para comprar clique aqui

Orthogiro (produto artesanal)

Dispositivo para exercício de coordenação motora.
Você pode, fazendo alguns minutos de exercícios por dia, melhorar a sua coordenação motora fina e consequentemente a sua letra.

Depósito de pedido de patente MU8502096-6

Comprar dispositivo

Vídeo aulas
Assistir vídeo

Compre aqui - O Projetista
Para comprar clique aqui


Com as mãos em posição de descanso segure a manivela como um giz, com os três dedos, polegar; indicador e médio o mais solto possível;

Comece e termine com os movimentos mais simples;

Os exercícios devem ser feitos com e para ambas as mãos;

Faça os calmamente, sem pressa, o mais relaxado possível, sem lutar com o dispositivo;

Tais procedimentos são essenciais para se produzir uma letra boa;
   

Melhore sua letra agora (clique aqui)

Pense assim, por que o jogador de futebol quando vai bater uma falta arruma a posição da bola e se posiciona corretamente para chutar e não fazemos o mesmo quando vamos escrever.

Letra ruim = Nota ruim = Desmotivação no aprendizado.

Se o seu objetivo é melhorar a sua letra agora, aprenda a escrever usando a técnica PAE e os movimentos naturais da Ergonomografia, é fácil e rápido. E para um melhor resultado faça o curso.

Se seu objetivo é aprender calígrafia, aprenda a escrever usando a técnica PAE e os movimentos naturais da Ergonomografia, faça o curso e com facilidade poderá escrever com Calígrafia Inglêsa, Italiana, Francesa ou Ronde, Góticas ou qualquer outra que inventar.

Apresentação

Este trabalho é fruto de uma excitante experiência auto-didata que eu, perfeccionista, Engenheiro Civil formado há 30 anos, atuando nas áreas de projeto e construção, acostumado a resolver problemas, corrigir erros, fazer e a ensinar a fazer o certo, escrevia usando somente letras de fôrma maiúsculas, uma solução ruim, e ainda assim passava vergonha.

Escrever foi um grande problema desde a minha alfabetização, com uma letra ruim, muitas vezes ilegível, qualquer coisa a ser escrita sempre representava um transtorno, pois era um trabalho árduo com resultado pífio, um grande problema a resolver, pois, uma letra ruim sempre atrapalha, uma vez que faz parte da nossa apresentação.

É difícil dimensionar todos os problemas que tive durante todos estes anos por não possuir uma letra boa, disgrafia, porque alem de fazer parte da nossa apresentação, pode causar inúmeros prejuízos na escola, no trabalho, na sua ascensão social, e até mesmo o seu relacionamento com outras pessoas.

Como uma letra boa e legível, eugrafia, demonstra uma boa personalidade e organização, e você, que não possui letra boa compreende perfeitamente tudo o que quero dizer, não se sinta culpado, não tenha vergonha do que não aprendeu na escola, pois esta durante a sua vida escolar deveria ter oferecido aulas ou cursos. E este grande problema, que é deixado de lado, aflige um grande numero de pessoas. Você lembra do professor de caligrafia?

Durante o seu aprendizado na escola, sentar-se e escrever não foi e não é considerado como um trabalho, a ergonomia foi deixada de lado. Sentar-se exige adaptação do ser humano aos móveis e escrever a um instrumento, a uma ferramenta, e vice e versa, seja ela o próprio dedo ou um graveto ao desenhar na areia, uma pena, um cinzel, um pincel, uma caneta, uma máquina de escrever ou um teclado, qualquer deles exigirá movimentos coordenados e precisos, envolvimento mental e psíquico, independente do resultado.

Procurando meios para conseguir melhorar a minha letra desenvolvi a Ergonomografia, técnica que ensina não só a postura, mas também, como utilizar a sua anatomia, fisiologia e psicologia para obter melhores resultados no trabalho de escrever.

O uso da técnica irá, certamente, deixar a sua escrita mais uniforme, mas, provavelmente, não será o suficiente para que tenha uma boa letra, pois, para isto é necessário saber desenhar todos os símbolos utilizados na escrita. Como são pequenos e continuamente desenhados, exigem bom conhecimento das suas formas, boa coordenação motora e flexibilidade, cujos meios são neste ofertados.

Dercy Valentim Guaitoli
Engenheiro Civil
São Paulo, outubro de 2005


Orthogiro

Este dispositivo, um brinquedo educativo para exercícios de relaxamento e ou aquecimento para melhorar a cordenação motora e flexibilidade, ótimo passa-tempo para adultos e crianças, e que pelo simples fato de ser usado melhora a letra, é parte integrante do curso de Ergononografia.

Os exercícios que são úteis para inúmeras atividades, no lazer, no esporte e no trabalho, inclusive o de escrever (letra cursiva, teclado e mouse) e também na prevenção e recuperação das LER/DORT, na recuperação, pós traumática, dos movimento como parte de exercícios neuróbicos, etc.

 

 


Ergonomografia

Origem

Observando como são os movimentos da mão direita quando se escreve, percebi que os dedos ocupados, segurando a caneta, quando contraídos, só podem fazer pequenos movimentos e que, grande parte dos necessários eram executados pela articulação punho-mão e pelo deslocamento do braço no sentido da escrita, e que o compasso formado pelo apoio do punho e a ponta da caneta era pequeno e causava grandes distorções, exigindo grandes compensações.

Pude também observar, que com alguma prática, podia dispensar o movimento dos dedos, como no caso do mouse, por exemplo o mouse-caneta e com giz em lousa. Sendo o trabalho de escrever relacionado à coordenação motora e flexibilidade, construí um pequeno aparelho fisioterápico, que denominei OrthoGiro, destinado a estes exercícios, que passei a executar alguns minutos por dia, e após as primeiras sessões já podia escrever com letras corrente. Um grande progresso para quem, há muitos anos, escrevia com letras de fôrma maiúsculas.

Técnica

E, desta forma escrevendo, comecei a tentar imitar a escrita cursiva comercial inglesa, que pode ser considerada um modo universal de escrever, e sendo esta, inclinada para direita com ângulo interno de 53 graus.

Na tentativa de arrumar uma posição melhor para escrever, pude observar que, com a mão direita ao fazer um traço de cima para baixo no sentido transversal à linha de apoio escrita, contraindo apenas a musculatura dos dedos, como se puxasse um gatilho com o indicador , lá em baixo, e o polegar como uma mola empurrasse de volta a caneta no sentido contrario, lá em cima, o médio não participa somente acompanha, com o braço e mão apoiados em posição de descanso, alinhados e imóveis, e posicionados em cruz com as linhas sobre o papel, este traço forma um ângulo natural, constante com a horizontal, de aproximadamente 57 (cinqüenta e sete graus).

Aplicando este posicionamento à escrita, os traços inclinados passam a ser executados somente pelos movimentos para cima e para baixo devido à contração dos dedos, e são naturalmente obtidos sem esforço ou correção adicional mantendo o paralelismo e a uniformidade da escrita, alem de que, os dedos são muito mais ageis e produzem movimentos mais precisos que a articulação punho- mão.

Desta forma e utilizando o alfabeto criado para a escrita curciva 57 graus, os traços inclinados representam aproximadamente 50% dos utilizados, o que demonstra a grande participação dos dedos neste novo conceito.

Parte dessa técnica que mantém constante o ângulo dos traços inclinados pode ser também aplicada aos canhotos, que para obter o mesmo ângulo próximo de 57 graus, devem manter o papel num ângulo de 45 graus com a mesa, porem o braço deve formar com as linhas do papel um ângulo de 0 grau.

Surgia, então, a Ergonomografia, um método que busca adequar o trabalho de escrever as características do ser humano, a escrita cursiva 57 graus, e a técnica Preparar - Apontar - Escrever, PAE, técnica que muda, instantaneamente, o conceito e a forma de escrever da maioria das pessoas e estas descobrem que é uma maneira fácil e rápida de se obter uma letra melhor e uniforme, e para você que ainda não sabe que isto e possivel, melhorar a letra é muito bom. Este é o objetivo deste curso.

Função

Tomei, então, a decisão de tornar pública esta incrível experiência e, elaborei este curso tomando como base, as dificuldades encontradas, e para facilitar o trabalho foram especialmente desenvolvidas para cada lição folhas próprias, onde se vê traçado uma grade que mantém ângulo de 57 graus dos traços inclinados das letras e limita o espaço horizontal e o vertical a ser ocupado e outras folhas complementares, e uma série de lições que contem exercícios auxiliares para melhorar a coordenação motora e flexibilidade, e os que ensinam como desenhar cada letra do alfabeto, inclusive, as suas ligações com outras e cada algarismo, que podem ser facilmente acompanhados, compreendidos e executados com auto-correção e que, ao final delas, você terá atingido o objetivo de melhorar sua letra.


Orthogiro

Este dispositivo, um brinquedo educativo para exercícios de relaxamento e ou aquecimento para melhorar a cordenação motora e flexibilidade, ótimo passa-tempo para adultos e crianças, e que pelo simples fato de ser usado melhora a letra, é parte integrante do curso de Ergononografia.

Os exercícios que são úteis para inúmeras atividades, no lazer, no esporte e no trabalho, inclusive o de escrever (letra cursiva, teclado e mouse) e também na prevenção e recuperação das LER/DORT, na recuperação, pós traumática, dos movimento como parte de exercícios neuróbicos, etc.

 

 


O Curso

Objetivo

É lógico que, quando se propõe uma nova técnica, observe as já existentes, pesquisando na Web, encontrei fontes com letras cursivas e cursos de caligrafia que são ofertados. Nas livrarias nenhum livro escolar ou publicação oficial que satisfizesse aos meus anseios e ensinasse como desenhar as letras do alfabeto e melhorar a letra.Visto que caligrafia como erroneamente é chamada, pois o seu real significado é de arte e não o da escrita de uso diário, não se constituindo em disciplina escolar.

Ao deparar-me com o problema criei o CURSO DE ERGONOMOGRAFIA, com a específica função de oferecer os meios necessários para que qualquer pessoa, com um pouco de determinação, possa em poucos minutos do seu dia, em curto espaço de tempo, obter uma boa letra. Isto é uma parte importante da nossa vida e deve ser tratada como todas as demais partes do conjunto.

O objetivo deste curso é melhorar a sua letra, conferindo a ela melhor aparência e legibilidade servindo como base para a caligrafia propriamente dita, bem como todos os beneficios expostos.

Por que fazer?

Porque melhorar a letra é muito bom, você se sentirá muito melhor, mais seguro e organizado, é ótimo.

Quem deve fazer?

Você que provavelmente seja bom no futebol, no vôlei, no vídeo game, como profissional, em quase tudo a que se dedique e não possui uma boa letra. Junte-se ao nosso programa que é indicado para, estudante, profissional liberal, artista, desenhista, escritor, tambem a um bom futuro calígrafo.

Descrição

Este curso é objetivo e, por isso, suas lições serão executadas utilizando sempre a técnica PAE da Ergonomografia, na própria apostila sem perda de tempo. E visando facilitar o processo foram especialmente desenvolvidas, para cada lição, folhas próprias onde se vê traçada uma grade que indica o ângulo de 57 graus dos traços inclinados e limita o espaço horizontal e o vertical a ser ocupado por cada letra ou algarismo quando desenhadas, mantendo suas proporções, facilitando o trabalho, orientando e mostrando, imediatamente, se o que está sendo desenhado encontra-se correto ou errado, assim como outros recursos e é destinado á escrita nas linhas padronizadas dos cadernos escolares.

Desenhar letras


Todas as letras e suas ligações com as outras serão desenhadas nas grades apropriadas, em diversos tamanhos.

Exercícios de coordenação


Todas as lições se iniciam sempre com os exercícios de aquecimento, que visão tambem melhorar a coordenação motora e flexibilidade.

Exercícios de fixação


Os exercícios de fixação executados utilizando grades e folhas de caderno apropriadas, têm a função de corrigir os vícios e definir a sua nova letra, que ao final do curso terá a sua própria característica e o ângulo natural da sua ergonomia.

Introdução

Ergonomografia significa a organização metódica do trabalho de escrever adequando-o às características anatômicas, fisiológicas e psicológicas do ser humano que, além da postura, utiliza os movimentos naturais obtidos através do posicionamento estratégico do braço, mão e dedos com o papel, fazendo com que sua letra fique padronizada, ou seja, adquira uniformidade, que pode ser continuamente mantida e aperfeiçoada com aplicação desta técnica.

Material necessário

São necessários os seguintes materiais:

  • Papel Sulfite A4 (150 folhas).
  • Lapiseira 0,9mm com grafite 2B.
  • Borracha.
  • Caneta esferográfica.

Pré-requisitos

Se você já acessou o site, e possui um email, provavelmente já possui todos os requisitos necessários para acompanhar o curso e imprimir as lições.

Carga horária:

A carga horária desejada é de aproximadamente 1 hora por lição, num total de 37 horas, ao fim das quais voce já deverá ter atingido grande parte do nosso objetivo, o restante será muito mais fácil e divertido no seu dia a dia.



Perguntas e Resposta

1) Por que Ergonomografia?

Ergonomia, A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas, regras, leis]. Grafia, a palavra grafia deriva do grego Graphês (escrita, escrito ) maneira de escrever.

2) Por que considerar escrever um trabalho?

Pode-se dizer que tudo que fazemos de uma maneira ou outra ser considerado um trabalho, você já ouviu dizer até que dormir dá o maior trabalho, levantar e qualquer coisa que de trabalho não pode ser totalmente boa, existir já é um qrande trabalho.

Mas de todos os trabalhos, o que reúne a maior quantidade de itens a serem reunidos sem duvida é o ato de escrever.

Escrever exige alem do conhecimento dos símbolos, se um pensamento, este precisa ser linear, a frase tem de ser montada de maneira que outrem possa reconhecer-los, ler e entender, falar é bem mais fácil, se copiado, os símbolos identificados, lidos,memorizados e transcritos e apesar de dar o maior trabalho ainda não é considerado trabalho. Mas se for utilizando uma maquina facilitadora sim e ai que esta o grande erro, pois a qualidade de qualquer trabalho exige habilidade, conhecimento, treinamento, aperfeiçoamento, a integração do nosso organismo, física, piscológica, e mental, pois escrever exige paciência, perseverança, concentração, controle todos a mercê das influencias do tempo, do estado de espírito, do ambiente, das ferramentas utilizadas. E como não é considerado um trabalho, seu ensinamento é parcialmente transmitido durante a vida escolar através de alguns poucos professores sem que a ele seja dado a sua real importância.

3) Qual a validade da grafologia?

No mínimo denota se você tem algum problema ao escrever, e se tiver, denota também que você não é muito bom em resolver problemas.

4) Como posso melhorar a minha letra?

Melhorar letra todos podem, com bom senso você pode eleger os símbolos que ira utilizar como padrão, daí em diante esta montado o seu curso.

5) Quanto tempo vou levar para ter uma ótima letra?

Uma boa letra é bem mais simples que uma ótima e resolve a maior parte dos problemas e usando a técnica já nas primeiras lições, mas a perfeição só virá com o tempo e muita dedicação.

6) Posso fazer o curso sem usar a técnica?

Sim, e como fará muitos exercícios que aumentarão a sua coordenação e flexibilidade e aprenderá a desenhar todos os símbolos, a sua letra certamente ira melhorar.

7) Como funciona o OrthoGiro?

O Orthogiro proporciona vários exercícios que melhoram e recuperam significativamente a coordenação motora e a flexibilidade necessária em qualquer trabalho manual.

8) Quais as vantagens ao usar a técnica?

A técnica procura minimizar e resolver os problemas encontrados no trabalho de escrever utilizando a sua ergonomia.

Faz com que todas as palavras sejam igualmente escritas e isso já padroniza a sua letra, que pode não ser das melhores mas certamente ficará uniforme.

É facilmente assimilada com ótimos resultados.

9) Por que www.caligrafiagratis.com.br?

Porque aprendendo Ergonomografia e adotando a técnica PAE você pode melhorar imediatamente a sua letra, grátis porque você usa a sua ergomomia, é só querer, e tambem gratuito, porque o acesso a técnica esta na area livre do curso.

10) Qual a diferença entre escrever da forma convencional e utilizando a Ergonomografia?

A principal diferença entre escrever da forma convencional e utilizando a Ergonomografia é que esta além de utilizar movimentos naturais, apresenta um metodo inovador que pode ser facilmente aprendido e utilizado pela maioria das pessoas com otimos resultados.


Política de Privacidade

Nós do www.caligrafiagratis.com.br, sabemos o quanto os usuários se preocupam com a maneira pela qual os seus dados e informações fornecidos serão tratados e, pensando nisto, adotamos a nossa política de privacidade, onde garantimos a privacidade de todos os visitantes ao nosso site, mas não as dos outros encontrados nos links neste contido, cujo acesso é de sua responsabilidade e sem direito a reclamação.

Informações coletadas

Todas as informações coletadas serão tratadas dentro de rígidos padrões de segurança e confidencialidade, e não serão vendidas ou repassadas.

Relacionamento com os patrocinadores

Embora sejam parceiros, não tem acesso às suas informações.

Direitos do autor e propriedade intelectual

Todo o conteúdo deste curso contido no site pertence ao autor e são protegidos pelas leis da propriedade, marcas e patentes e dos direitos autorais, não sendo permitido sua copia, armazenamento, reprodução, modificação, transmissão, distribuição ou qualquer outra forma de utilização para fins comerciais ou ensino, não se limitando a estes e qualquer tentativa de invasão ou uso indevido desse conteúdo será considerado como roubo, dano ou qualquer outra qualificação penal, ficando sujeito às conseqüências e penas previstas no código penal brasileiro.